Nos como seres-humanos somos tendentes ao pecado e Deus sabe disso (Sl 103-13). Levando em conta que o pecado é por atos, palavras e pensamentos, estamos a todo momento pecando. Sem a graça de Deus seríamos consumidos (Lm 3-22). Murmuramos na hora da provação, maldizemos nossos irmãos, duvidamos do agir divino e achamos muitas vezes que não precisamos de Deus. Segundo a Bíblia nos já nascemos em pecado e não há um justo sequer sobre a face da Terra(Rm 3-20). Portanto, tire da cabeça a idéia que existem santarrões. Até eu, seu pastor, o cantor famoso, a irmã do círculo de oração, o Papa, o obreiro e a irmã que senta do seu lado na igreja cometem pecados. E Deus esta ai pronto a perdoar (Isaías 1-18), mas não pense que não existe um limite
O sangue do Cordeiro é valioso. Jesus foi por você e todos os pecadores chicoteado, humilhado, cuspido, escarnecido , desprezado e crucificado (João3-16). Tínhamos uma dívida que ele pagou por todos nos. Pela Lei Mosaica do Antigo Testamento merecíamos a morte (Rm 6-23). A condenação para nos era inevitável. Deus sendo santo não poderia como um político corrupto simplesmente apagar nossa dívida, mesmo sendo amor este amor não pode levar a injustiça. O justo era sermos condenados já que somos pecadores. Para resolver isso Deus enviou o seu único Filho para pagar a dívida, continuando assim a ser justo pois a dívida seria paga. Continuaria sendo amor pois aqueles que cressem em Jesus não seriam condenados. Só vai pro inferno hoje aqueles que assim desejam, por endurecer o coração e ignorar todas evidências da existência e do amor de Deus..
O sacrifício de Cristo é tão abrangente que vale pros pecados de antes de você ser evangélico e para os de depois. Quando você peca pode pedir perdão a Deus que ele perdoa. No outro dia se pecar novamente ele perdoará mais uma vez. Mas se isso ficar rotineiro você esta anulando a graça de Deus. Lembre-se que os requisitos para se alcançar a misericórdia de Deus são: 1- confessar o pecado. 2- pedir perdão 3- abandonar o pecado (Pv 28-13). Se comete o mesmo pecado, como por exemplo beber cerveja, rotineiramente você não preenche o terceiro requisito e assim não alcança a misericórdia de Deus. Caso você esteja praticando o mesmo pecado rotineiramente, isso é sinal de fraqueza espiritual. Para se fortalecer te indico muita oração, escola bíblica dominical, estudo bíblico, jejum e consagração. Os montes são bons lugares para buscar fortalecimento. Lá o cristão pode buscar a Deus de uma maneira reservada e concentrada. Mas nada de ir pra lá para ficar conversando com homens, procure um lugar onde possa ficar sozinho e ore a Deus.
As vezes você tem praticado certos pecados rotineiramente não por fraqueza e sim deliberadamente. Essa é uma das piores atitudes que um ser-humano pode ter. Pecar não por fraqueza ou ignorância mas por livre escolha. Isso é pisar na cruz e se entregar a própria carne (vontade humana pecaminosa). Quando fazemos isso estamos caminhando para o juízo de Deus (Hb 10-26). E de anda adiantará pedir perdão se por livre escolha realizar o mesmo pecado rotineiramente. É uma pena que existem tantas pessoas dessa maneira. Conhecem a verdade, mesmo assim optam por fazer o mal. Muitos até pastores, obreiros, evangelistas, pregadores, levitas, músicos, diáconos e missionários. Quanto pastores que pregam o evangelho nas igrejas, com eloquência, conhecimento e unção, ensinam a outros porém depois dos cultos vão para bares com o dinheiro da igreja cometer toda sorte de pecados. Não são néscios, muito menos inocentes mas sim lobos devoradores (Mt 7-15). O que peca por livre escolha sofrerá um juízo de maior rigor da parte de Deus. Se você é um desses, não há muita coisa que eu possa fazer, apenas te convido a refletir. O pecado pode até ser bom no início mas no fim é trágico. As consequências que traz o torna algo que não vale a pena ser feito. Os malefícios são muito maiores do que os benefícios. O rei Davi foi um dos homens que quis pecar deliberadamente. Conhecia os mandamentos de Deus e não pensou duas vezes em adulterar com a mulher do próprio soldado. Não foi fraqueza espiritual porque ele já tinha várias mulheres. Enquanto Urias, coitado, só tinha aquela que Davi roubou. Deus até perdoou Davi pois ele se arrependeu e não voltou a praticar o mesmo pecado. Entretanto, Davi teve que passar pela aflição de saber que seu próprio filho violentou sua filha e ver Absalão, seu outro filho, se rebelar contra ele querendo o reinado. Tenho certeza que no fim Davi percebeu que o pecado era um péssimo negócio.
Observe que embora Deus perdoe muitas vezes, não se pode abusar de sua graça. Existe um limite. Aproveitemos a oportunidade que nos foi dada. Saíamos para um novo viver em Cristo. Libertos do que pecado estamos e não precisamos mais serví-lo. Ele perdeu a guerra para Cristo. Agora não vive mais eu mas Cristo vive em mim.
Fonte: www.pregadorlucas.com